sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Falcons e Patriots já sabem quais cores vão usar no Super Bowl LI

(montagem sobre fotos divulgadas por Falcons e Patriots)

Atlanta Falcons e New England Patriots já sabem as cores que vão usar no Super Bowl LI. A decisão, marcada para o dia 5 de fevereiro, define o campeão da NFL. A partida será às 21h30, no NRG Stadium, em Houston, no Texas. O Falcons, por ser o "mandante", teve o direito da escolha de sua camisa. A equipe optou pela jersey vermelha, enquanto o Patriots jogará com seu uniforme branco.

Na NFL, a regra para o uso dos uniformes tem um padrão que surgiu quando a liga passou a ser televisionada, ainda nos anos 50. Na época, as televisões ainda eram em preto e branco. Para melhor identificação do público, foi definido que um time jogasse de branco, e o outro com o uniforme colorido - nas cores da equipe. É sempre o time da casa que escolhe a jersey que pretende usar, enquanto a equipe visitante usa um uniforme em cor oposta a do mandante. Salvas raras exceções (como nos jogos "Color Rush" do Thursday Night Football"), este padrão se mantém até hoje.

Como o Super Bowl é em um campo neutro, e já definido com algum tempo de antecedência, a NFL usa a alternância das conferências Nacional (NFC) e Americana (AFC) para definir um mandante - que escolhe qual uniforme quer usar na decisão. Em 2017, é o representante da NFC considerado o time da casa. Por isso, o Falcons escolheu a cor de seu atual uniforme 1.

Dos 32 times da NFL, apenas o Dallas Cowboys usa a camisa branca como uniforme principal, embora quase todas as franquias já realizaram um jogo em casa com a jersey branca - exceto o Seattle Seahawks. Mas já aconteceu de outros mandantes em Super Bowls não jogarem com o uniforme colorido, a exemplo do Denver Broncos do ano passado, que escolheu usar branco como forma de superstição - e deu certo.

O Atlanta Falcons disputou um único Super Bowl, e jogou de camisa preta, quando perderam para o Denver Broncos em 1999. Na época, era esse o uniforme 1 da equipe, que hoje joga de vermelho quando é o clube mandante.

Usando a cor branca, o New England Patriots vai fazer sua quarta participação em finais. O time perdeu uma decisão jogando assim, em 1997 (para o Green Bay Packers), mas venceu duas vezes, em 2005 e 2015 (contra Philadelphia Eagles e Seattle Seahawks, respectivamente). De azul (atual uniforme principal), New England venceu duas vezes, em 2002 e 2004 (contra St Louis Rams e Carolina Panthers), e perdeu outras duas, em 2008 e 2012 - ambas para o New York Giants. Até o início dos anos 90, o Patriots tinha a cor vermelha como a principal, e fez um único Super Bowl assim, quando perderam para o Chicago Bears em 1986.

A jersey branca pode ser considerada uma cor da sorte para os times que participam do Super Bowl. Nas 50 edições anteriores, em 32 delas quem usou o uniforme branco venceu, contra 18 vitórias dos times que jogaram com o uniforme colorido. Nos últimos 12 anos, há uma marca ainda mais favorável para quem não escolhe o uniforme colorido. 11 franquias venceram os 12 últimos Super Bowls jogando de branco. A exceção foi a vitória do Green Bay Packers em 2011, quando venceram com seu clássico uniforme verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário